SRAM DUB – Centrais e pedivelas agora compatíveis com todos os padrões

Atualmente, a maioria dos fabricantes de quadros de bicicletas utilizam quatro padrões básicos de movimento central: BSA com rosca inglesa de 24mm, Press Fit 24mm, BB30 e PF30. Por isso, normalmente comprara um novo central ou uma nova pedivela significava buscar a peça correta para o seu quadro.

Com a chegada do sistema DUB (Durable Unifying Bottom Bracket), a SRAM promete simplificar um pouco as coisas, já que os novos componentes são compatíveis com os quatro padrões citados acima e ainda oferecem outras vantagens sobre o GXP, padrão anterior da marca.

Para acompanhar a novidade, o fabricante apresentou sua nova linha de pedivelas compatíveis com os novos centrais. A marca, porém, deve manter em sua linha os componentes compatíveis com os padrões anteriores.

Nem 24mm, nem 30mm

Para melhorar a vedação contra impurezas, um problema comum em alguns centrais para eixos de 30mm, a SRAM alterou levemente o diâmetro do eixo da pedivela, que agora é de 28.99mm – segundo a marca, isso seria o suficiente para criar selamentos mais eficazes e centrais mais duráveis.

A marca afirma que, apesar das esferas dos rolamentos serem basicamente do mesmo tamanho, a durabilidade tem mais a ver com a qualidade dos selamentos do que com o tamanho da esfera.

Além disso, os novos componentes oferecem vantagens de peso contra os antigos. Um SRAM XX1 GXP, por exemplo, sai de 576g para 498g com o novo sistema DUB. A marca afirma, porém, que esta redução vai mudar de modelo para modelo.

Compatibilidades

-BSA 68 (Com Rosca)
-BSA 73 (Com Rosca)
-BSA 100 (Com Rosca)
-PF89.5
-PF92
-PF121
-BB30 73
-PF30 73

Pedivelas DUB

Centrais DUB

Vídeo de apresentação

 

Fonte: Pedal.com.br